

PensArteCorpo?

PensArteCorpo é um nome inventado: Esta palavra é um neologismo, uma figura de linguagem - oxímoro - em que se destacam significados contraditórios em simbiose. Os dois termos antepostos são pensamento e corpo. Eles estão enlaçados pela arte.
PensArteCorpo significa um exercício experimental, uma atividade em que a arte estabelece um fluxo entre uma aparente relação paradoxal, algo vigente entre pensamento e corpo. O que se põe na arte e eclode como presença e signo é uma ponte, uma passagem, uma relação, um devir. Trata-se de uma atividade em que o produto e o próprio ato de produzi-lo se expressam em uma concepção entrelaçada, em outras palavras, a tarefa é, ao mesmo tempo, o construir e o resultado do processo de construção. Isto se constitui como um saber ético (do Ethos).
O PensArteCorpo é a principal estratégia de ensino-aprendizagem do saber Bioética com o sentido de ética-da-vida ou aionética. Ele é um método de praticar o cuidado de si como um exercício Ético ou sabedoria de vida. Dois movimentos entrelaçados o constituem.
O primeiro movimento é desenvolvido por meio da problematização inserida nos textos didáticos em que se possibilita a crítica dos valores morais instituídos na cultura contemporânea. O segundo é efetivado em atividades de equipe em que os discentes produzem o PensArteCorpo por intermédio das múltiplas linguagens da arte na perspectiva inovadora da invenção de Si com o fito de ultrapassar o exercício cognitivo da tradição filosófica do “conhecimento de si”.